terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tecnologias digitais na educação


         Aos professores e professoras,
(…) a minha questão não é acabar com a escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-la, mas refazê-la.(Freire, 1996).

Fonte: Google Images
A fala em epígrafe foi extraída do memorável debate entre o educador Paulo Freire e Seymour Papert, renomado teórico sobre o uso de computadores na educação. Enquanto para Papert a escola, tal como a conhecemos, tinha os seus dias contados, Freire defendia a permanência da escola e a ideia de colocá-la em sintonia com  seu  tempo, ou seja, de incorporar a ela todas as conquistas da inteligência humana, de forma crítica e democrática. Se, por um lado, as crianças já nascem imersas numa cultura em que as inovações tecnológicas são uma presença quase que 'naturalizada’ na sociedade, por outro, em nosso país, essas conquistas ainda não são acessíveis a uma parcela da população, o que faz com que a escola seja um importante espaço de acesso a esses artefatos tecnológicos e à aprendizagem de suas linguagens específicas


Esse trecho da autora Rosa Helena Mendonça (Supervisora Pedagógica do programa Salto para o Futuro) é uma chamada aos professores e professoras por meio do programa Salto para o Futuro, com a série Tecnologias Digitais na Educação no sentido de sensibilizá-los para o uso dos recursos digitais na sua prática pedagógica.

Sabemos que a grande maioria das escolas públicas (em especial aquelas do ensino fundamental II) por meio do PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) tem sido contempladas com o recebimento de Laboratórios de Informática.
Não obstante, a utilização destes vem acontecendo timidamente ou até mesmo ficando obsoletos devido ao descaso pelos professores e em alguns casos até mesmo pela equipe gestora.

Frente a essa situação e tomando como referência alguns textos da série Tecnologias Digitais na Educação, ou outros (sintam-se à vontade para pesquisar) vamos discutir um pouco sobre essas e outras questões relacionadas ao tema?

Então professor(a), caso possua em sua escola, como tem sido a utilização do Laboratório de Informática com seus alunos?

Que outros recursos digitais tem sido seu aliado para contextualizar o ensino?

Tens alguma experiência exitosa com o uso desses recursos? Ou alguma proposta de trabalho para compartilhar?

Vamos lá!!!

Aguardo as contribuições de vocês colegas.


8 comentários:

  1. Cara colega, muito interessante esse texto e as informações postadas realmente muito se fala que as escolas públicas não oferecem as TICs mas agente sabe que o governo federal tem investido e muito nas escolas, acho que tá faltando mas gestão por parte de alguns colegas que estão à frente das escolas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivani

    Realmente, a equipe gestora é a "cara" da escola. E sabemos que gerir com eficiência as tecnologias presentes na comunidade escolar é um longo caminho a ser trilhado na educação.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Sabemos da grande importância que um laboratório de informática em uma Unidade Escolar. Porém, na escola em que atuo o mesmo tornou-se obsoleto desde 2005. Com muitas cobranças novos equipamentos foram adquiridos em 2008, e até o momento não aconteceu a instalação dos mesmos.
    Temos buscado através da Secretaria de Educação uma resposta para situação e até hoje nada aconteceu. Com isso dá para perceber a desconsideração das autoridades quanto ao assunto. Alunos que ingressaram na quinta série em 2007, concluiram em 2010 sem ter acesso ao mesmo.
    Quanto a outros recursos digitais costumo usar os Dvds adquiridos pelo Ministério da Educação- DVD na escola, aulas motivadas com músicas usando o microssitem, o televisor, dentre outros.
    Percebemos que, quando a aula é preparada com a inserção de alguns desses recursos os alunos demonstram mais interesse e motivação pelas mesmas.
    Para tanto, podemos considerar uma experiência exitosa,pois se tratando da disciplina matemática as aulas se tornam prazerosas e significantes para os bons resultados da aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denize,

    Muito perninente seu comentário sobre a realiade de sua escola no tocante ao laboratório de informática. Infelizmente essa é uma realidade que assola muitas escolas do nosso município e quase nada tem sido feito para reverter a situação.
    Quanto à utilização dos demais recursos em sala de aula e trabalhado com a disciplina Matemática, é uma experiência que deveria ser passada para os demais como forma de incentivar os alunos que tanto tem a disciplina e acabam tomando antipatia da mesma.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá Denize, a discussão é bastante antiga e até hoje ainda patinamos no uso de tecnologias na escola. Muitos são resistentes quanto ao uso dos computadores e não entendem que pode ser uma ferramenta preciosa. Já pensou se um assunto como este cai no texto no Enem em 2017

    ResponderExcluir